ozonoterapia no tratamento

lesões desportivas

Qualquer lesão desportiva tratada com corticoides pode ser tratado com ozonoterapia sem expor o atleta aos riscos associados ao uso de corticoides. As lesões mais comuns são: cotovelo de tenista, tendinites no ombro e joelho.

Ozonoterapia no tratamento de lesões desportivas

O tratamento com ozono das lesões desportivas é realizado mediante injecção de ozono peri ou intramuscular.

A infiltração de ozono nos tecidos lesionados ajuda tanto na diminuição da dor como da inflamação agindo também regeneração dos tecidos. Qualquer lesão desportiva  tratada com corticoides é indicada para tratamento com ozono, sem expor o atleta aos possíveis riscos da infiltração com corticoides.

As lesões que se tratam com maior frequência com ozonoterapia são:

  • Epicondilite Lateral (cotovelo de tenista)
  • Epicondilite Medial (cotovelo de golfista)
  • Tendinite do Ombro
  • Tendinite do Joelho

Os tratamentos são realizados uma vez por semana, sempre em regime ambulatório após um correcto diagnóstico. A injecção com ozono não é dolorosa pelo que não é necessário a administração de um anestésico local.

A diminuição da dor é conseguida logo após as primeiras sessões, sendo essa alteração sentida de forma mais significativa após a 5 sessão.

Depois do tratamento não é necessário repouso, podendo o paciente reiniciar de imediato as suas actividades quotidianas. Não existem efeitos secundários nem estão descritas complicações com a técnica, podendo-se realizar em pessoas diabéticas e/ou hipertensas sem aumentar os níveis de açúcar no sangue ou aumentar a pressão arterial.

Lesões mais frequentes tratadas com ozonoterapia

 

Lesões no Joelho

As lesões no joelho são muito frequentes em todos os desportistas, sendo mais frequentes nos futebolistas e ciclistas. O tratamento é especialmente eficaz em:

  • Tendinite rotuliana e Tendinite Anserina ou de Pata de Ganso: Os tendões ao redor da rótula podem inflamar depois de um sobre-esforço ou de algum traumatismo.
  • Lesões ligamentares e entorse do joelho sempre que a cirurgia não seja necessária. O tratamento com ozono ajuda na regeneração natural do tecido lesionado e diminui a inflamação.
  • Lesões do menisco cuja cirurgia não seja necessária.
  • Prevenção da artrose do joelho por sobrecarga.
Cotovelo de Tenista ou Epicondilite Lateral

É um síndrome que resulta da sobrecarga sobre os músculos do antebraço. O sintoma característico é a dor na face externa do cotovelo, acompanhado de dor e dificuldade em realizar movimentos de extensão do punho e supinação do antebraço (girar o braço com a palma da mão orientada para cima). A dor também aparece se sentimos a área epicondilar ou se simplesmente tentamos levantar algum peso.

Cotovelo de Golfista ou Epicondilite Medial

O sintoma mais frequente é dor no antebraço na sua face interna. Pode sentir dor no cotovelo quando o pulso é flexionado.

Tendinite no ombro

Os principais sintomas são a dor no ombro e a incapacidade de realizar determinados movimentos com o braço. A dor habitualmente é referida no topo do ombro e irradia para o braço.
A região do ombro pode estar vermelha e inchada e pode ocorrer uma sensação de queimadura na região frontal do ombro.

Fascite Plantar
Entorses do Tornozelo
Feridas

Qualquer ferida pode ser tratada mediante o uso de ozonoterapia tópica, acelerando de forma significativa o processo de cura e cicatrização das lesões.

Marque já a sua consulta de avaliação GRATIS!

Envie-nos uma mensagem e contactá-lo-emos brevemente.