A hidrocolonterapia, também conhecida como hidrocolon ou hidroterapia do cólon envolve a remoção de fezes estagnadas acumuladas do cólon e do trato intestinal, através de um banho suave com água morna, filtrada, purificada e ozonada. Trata-se de um procedimento terapêutico – realizado através de um equipamento específico – que envia água sem drogas ou produtos químicos, desde o recto até ao apêndice.
A maioria das pessoas não tem uma adequada função intestinal, sofre de alterações na composição da flora intestinal, promovendo processos digestivos defeituosos com formação de flatulências (gases) desconfortáveis, alterações na função intestinal e aumento das perturbações intestinais. Como a água circula na totalidade do cólon, essa irrigação limpa a desintoxica profundamente as mucosas, desprendendo o material que fica estagnado – massa fecal putrificada, gases, inflamação, vermes, fungos, etc. – às vezes por dezenas de anos.
Além de limpara todos os detritos, o Hidroclon tem também uma acção a longo prazo. Ao estimular a motrocidade do cólon, ele o reeduca de maneira a lhe permitir exercer correctamente a sua função excretora.
Patologias como a Obstipação, Diarreia, Flatulência, Diverticulite, Doença de Crohn, Colite ulcerosa, Sindrome do Cólon Irritado beneficiam com a hidrocolonterapia.