fibromialgia
A ozonoterapia constitui uma terapia complementar eficaz na redução da dor e melhoria da qualidade de vida do paciente com Fibromialgia cujo tratamento requer uma abordagem multidisciplinar.
![](https://clinica.equilibriumsaude.pt/wp-content/uploads/2020/11/fibromialgia-dor.jpg)
Ozonoterapia no tratamento da Fibromialgia
As forma de aplicação da ozonoterapia para os pacientes com Fibromialgia é por via intramuscular e/ou subcutánea e a administração sistémica com ozono.
A administração pela forma subcutánea e/ou intramuscular de pequenas quantidades de ozono/oxigénio na zonas doloridas tem um importante efeito analgésico e anti-inflamatório.
Em muitos pacientes, adicionalmente, é praticada a auto-hemoterapia, esta é uma forma sistémica de administração de ozono, para melhorar o seu estado geral e conseguir uma diminuição da sensação de fadiga e cansaço.
A ozonoterapia tem um efeito anti-inflamatório sistémico e, mediante o aumento do aporte de oxigénio a nível de todos os órgãos e tecidos do organismo, consegue diminuir de forma clara a sensação de cansaço ou fadiga que a maioria dos pacientes apresenta. Esta melhoria permite que o paciente possa, paulatinamente, reiniciar as suas tarefas e aumente, sem dor, a sua actividade física, situação imprescindível para obter uma melhoria estável e duradoura.
![](https://clinica.equilibriumsaude.pt/wp-content/uploads/2020/03/hff_fibromialgia_site.jpg)
O que é a Fibromialgia?
A Fibromialgia caracteriza-se por dor crónica ao longo de todo o corpo, mesmo se não existir lesão física nos músculos, ligamentos, tendões e articulações, e sensação dolorosa de pressão em determinados pontos (pontos gatilho). Além da dor, outros sintomas como fadiga, dormência matinal, distúrbios do sono, formigueiro nas extremidades e enxaquecas estão presentes.
É uma enfermidade mal conhecida e muitas vezes desvalorizada tanto por médicos como pelos familiares das pessoas que dela padecem.
Esta doença está reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde o final da década de 1970 e estima-se que em Portugal atinja cerca de 300 mil pessoas (particularmente mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos).
A dor é o principal sintoma e pode apresentar-se como sensação de dor propriamente dita ou como desconforto ou queimação, podendo variar ao longo do dia segundo a actividade, o stress, etc. A sensação de cansaço (não ter forças para realizar actividades simples), sensação de “dormi mal” é frequentemente observada nestes pacientes.
O tratamento de um paciente com sofre de Fibromialgia requer uma abordagem multidisciplinar. É necessária a intervenção de eu reumatólogo, psicólogo, nutricionista, etc…
A ozonoterapia constitui uma importante e eficaz terapia complementar devido aos seus efeitos:
- Gerais: a ozonoterapia tem um efeito anti-inflamatório a nível geral e, mediante o aumento do aporte de oxigénio a nível de todos os órgãos e tecidos do organismo, consegue diminuir de forma clara a sensação de cansado ou fadiga que a maioria dos pacientes apresenta. Esta melhoria permite que o paciente possa, paulatinamente, reiniciar as suas tarefas e aumentar a actividade física sem dor, situação imprescindível para obter uma melhoria estável e duradoura neste tipo de patologia.
- Local: a ozonoterapia exerce uma acção anti-inflamatória e analgésica ao ser aplicada nos pontos de dor que paciente apresenta, melhorando deste modo e de forma clara a qualidade de vida dos pacientes.
Marque já a sua consulta de avaliação GRATIS!
Envie-nos uma mensagem e contactá-lo-emos brevemente.