ozonoterapia no tratamento

fibromialgia

A ozonoterapia constitui uma terapia complementar eficaz na redução da dor e melhoria da qualidade de vida do paciente com Fibromialgia cujo tratamento requer uma abordagem multidisciplinar.

Ozonoterapia no tratamento da Fibromialgia

As forma de aplicação da ozonoterapia para os pacientes com Fibromialgia é por via intramuscular e/ou subcutánea e a administração sistémica com ozono.

A administração pela forma subcutánea e/ou intramuscular de pequenas quantidades de ozono/oxigénio na zonas doloridas tem um importante efeito analgésico e anti-inflamatório.

Em muitos pacientes, adicionalmente, é praticada a auto-hemoterapia, esta é uma forma sistémica de administração de ozono, para melhorar o seu estado geral e conseguir uma diminuição da sensação de fadiga e cansaço.

A ozonoterapia tem um efeito anti-inflamatório sistémico e, mediante o aumento do aporte de oxigénio a nível de todos os órgãos e tecidos do organismo, consegue diminuir de forma clara a sensação de cansaço ou fadiga que a maioria dos pacientes apresenta. Esta melhoria permite que o paciente possa, paulatinamente, reiniciar as suas tarefas e aumente, sem dor, a sua actividade física, situação imprescindível para obter uma melhoria estável e duradoura.

O que é a Fibromialgia?

A Fibromialgia caracteriza-se por dor crónica ao longo de todo o corpo, mesmo se não existir lesão física nos músculos, ligamentos, tendões e articulações, e sensação dolorosa de pressão em determinados pontos (pontos gatilho). Além da dor, outros sintomas como fadiga, dormência matinal, distúrbios do sono, formigueiro nas extremidades e enxaquecas estão presentes.
É uma enfermidade mal conhecida e muitas vezes desvalorizada tanto por médicos como pelos familiares das pessoas que dela padecem.
Esta doença está reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde o final da década de 1970 e estima-se que em Portugal atinja cerca de 300 mil pessoas (particularmente mulheres com idade entre os 30 e os 50 anos).

A dor é o principal sintoma e pode apresentar-se como sensação de dor propriamente dita ou como desconforto ou queimação, podendo variar ao longo do dia segundo a actividade, o stress, etc. A sensação de cansaço (não ter forças para realizar actividades simples), sensação de “dormi mal” é frequentemente observada nestes pacientes.

O tratamento de um paciente com sofre de Fibromialgia requer uma abordagem multidisciplinar. É necessária a intervenção de eu reumatólogo, psicólogo, nutricionista, etc…

A ozonoterapia constitui uma importante e eficaz terapia complementar devido aos seus efeitos:

  • Gerais: a ozonoterapia tem um efeito anti-inflamatório a nível geral e, mediante o aumento do aporte de oxigénio a nível de todos os órgãos e tecidos do organismo, consegue diminuir de forma clara a sensação de cansado ou fadiga que a maioria dos pacientes apresenta. Esta melhoria permite que o paciente possa, paulatinamente, reiniciar as suas tarefas e aumentar a actividade física sem dor, situação imprescindível para obter uma melhoria estável e duradoura neste tipo de patologia.
  • Local: a ozonoterapia exerce uma acção anti-inflamatória e analgésica ao ser aplicada nos pontos de dor que paciente apresenta, melhorando deste modo e de forma clara a qualidade de vida dos pacientes.

Marque já a sua consulta de avaliação GRATIS!

Envie-nos uma mensagem e contactá-lo-emos brevemente.